novembro 28, 2012

Matéria no Jornal O Estado de MS – publicada dia 28/11

Ao mesmo tempo temida e bonita, a morte pode ser vista de várias formas por alguém que acompanha uma amiga com câncer irreversível.
Ana Lia Moraes Novaes escolheu uma das formas mais belas e resolveu eternizá-la no livro “Verena agora mora longe”, que será lançado hoje na livraria Le Parole às 19 horas.
Ana Lia tem 74 anos e perdeu a melhor amiga para o câncer, mas antes disso, a luta foi emocionante. “Verena foi minha vizinha, ficamos amigas muito cedo e quando ela descobriu o terceiro câncer, me chamou para ficar um mês na Suíça com ela. Combinamos de viver o presente, foi alegre,
nos divertimos e conversamos muito sobre a vida e a morte”, conta Ana Lia.A viagem aconteceu há dois anos e Verena, a amiga, acabou morrendo no interior de São Paulo, ao lado da mãe, que estará presente no outro lançamento que acontece sexta-feira (30), na cidade de Maracaju, onde a amiga residiu boa parte da vida.
Em meio ao verão suíço, Ana Lia registrou paisagens e reflexões. “Fazíamos caminhada diária pelos Alpes, fiquei deslumbrada. Ficamos numa casa da família dela, vi flores que só existem lá e ao mesmo tempo conheci o comportamento europeu”, avalia a escritora. Para ela,os brasileiros são mais amorosos e calorosos por conta do clima. “Eles passam um longo período no inverno, isso influi no modo de vida, comportamento mais distante”, conta Ana Lia.
Seu relato é permeado de ensinamentos sobre meditação, filosofia, trocas, lembranças e sonetos que a autora intercala em cada capítulo: “o que se sente muitas vezes se perde no eternamente”. Em um capítulo,Ana Lia tenta ensinar à amiga a técnica que aprendeu ao longo de sua jornada interior.

SERVIÇO – O livro de 150
páginas está a venda na Livraria
Le Parole, a partir das 19 horas
de hoje, na rua Euclides da
Cunha, 1126.
Preço: 30 reais

Deixe o seu comentário

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com