Março 24, 2010

Todo cuidado com nosso Pantanal é pouco. Pena que existam políticos que, não obstante as evidências, continuam achando que podem implantar usinas e indústrias poluidoras. Olho vivo! 

Conclusão da audiência pública na Câmara realizada hoje:

Embrapa teme que deterioração de outros biomas afetem o Pantanal

 

O pesquisador da Embrapa Pantanal Walfrido Tomás alertou para a necessidade de o novo Código Florestal impedir que a deterioração de um bioma interfira na situação de um outro. Ele participou de audiência pública da comissão especial criada para analisar as 11 propostas que pretendem mudar ou revogar o Código Florestal (Lei 4.771/65) e a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).

Durante o evento, encerrado há pouco, Tomás apresentou imagens de rios do Pantanal assoreados por causa do desmatamento em regiões de planalto – o Pantanal é situado em uma planície, e, segundo ele, sofre impacto do desmatamento em florestas localizadas geograficamente acima, em planaltos.

Diante do quadro, o pesquisador cobrou que o relatório do novo código leve em consideração a fragilidade e a aptidão do solo. “Onde o solo é mais frágil, o código tem de ser menos flexível, não pode ser um texto generalizado, mas que respeite a aptidão da terra”, disse.

O relator do projeto, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), não detalhou o tema, mas disse que vai levar em consideração as ponderações do pesquisador em seu texto.

Deixe o seu comentário

  1. Tweets that mention É preciso salvar o Pantanal! | Crônicas da Cidade — Topsy.com disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by Theresa Hilcar, Adriana Silvestre and Água Comunicação, marcelo heitor. marcelo heitor said: RT @ETC_Pantanal: Novo post da @thilcar: É preciso salvar o Pantanal! >>> http://www.theresahilcar.com.br/e-preciso-salvar-o-pantanal/ […]

Deixe o seu comentário

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com