junho 25, 2012

Os cinéfilos de plantão já sabem que o cinema argentino está cada vez melhor. Filmes inteligentes, histórias cativantes, roteiros bem elaborados e elenco de primeira vem conquistando os fãs de cinema no mundo todo. Para quem ainda não conhece, o filme em cartaz no Telecine Cult é um excelente começo. E traz o – agora famoso – ator Ricardo Darín, um dos melhores da sua geração. Confiram!
Nove Rainhas
título original Nueve Reinas
diretor Fabián Bielinsky
nossa opinião 
ano 2000
país de origem Argentina
duração 115 min
língua Espanhol

 
Com mais de 1.300.000 espectadores na Argentina, aceitação unânime da crítica e apoio incondicional do público, Nove Rainhas foi, sem dúvida, o fenômeno argentino de 2000.
A obra-prima de Fabián Bielinsky ocorreu como um milagre. Quando ninguém esperava, surgiu um filme pequeno, argentino e feito com humor que resultou num gigantesco sucesso de público e crítica no país. O diretor era, para o grande público, um perfeito desconhecido.

A história do filme gira em torno de dois golpistas com pouca grana que, por azar do destino (com atenção para o ponto em que são verdadeiramente "azarados") devem passar 24 horas juntos. Nesse lapso de tempo se encontram com a oportunidade de suas vidas, e tudo se transforma em uma sequência de mentiras e traições, cada vez mais sofisticadas.

Vários são os pontos que fazem do filme algo excepcional. Em primeiro lugar, as atuações perfeitas de Ricardo Darín e Gastón Pauls. Se o primeiro parece brilhar mais como pilantra e com seu personagem sórdido, o trabalho sutil de Pauls não fica nem um pouco atrás.

Além disso, uma galeria de personagens secundários enriquece o filme, à medida que aparecem como instrumentos necessários para a complexidade da trama, que aparece difusa para o espectador.

Outro atrativo refere-se à imagem da cidade de Buenos Aires, que nada tem dos postais turísticos, e deixa de lado o tango na trilha sonora. O filme poderia acontecer em qualquer outro lugar do mundo, mas a cidade respira e declama. Bielinsky demonstra que seu foco está na história e nas tomadas de cena, que nada tem de gratuitas em nenhum fotograma.

Alegre e interessante, o filme traz um suspense crescente até o final, momento em que é revelada uma grande surpresa. Nove Rainhas ainda permite uma segunda visão, sem perder nada de sua qualidade.

Deixe o seu comentário