outubro 29, 2010

Do blog do jornalista Fernando Rodrigues/Folha

A pesquisa Datafolha do dia 28.out.2010 tem um dado relevante sobre a possibilidade de virada no domingo: caiu consideravelmente o percentual de indecisos. 

Na 3ª feira, dia 26.out, havia 8% dos eleitores brasileiros se dizendo indecisos. Na 5ª feira, dia 28.out, o percentual caiu para 4%. Ou seja, menos eleitores têm dúvidas sobre em quem votar. Portanto, por óbvio, há menos espaço para os candidatos ampliarem suas taxas de intenção de voto. 

Como Dilma Rousseff (PT) pontuou (nos votos totais) 50% contra 40% de José Serra (PSDB), a possibilidade de alteração dessa tendência fica limitada. 

Então é impossível haver alterações e Dilma já ganhou? Não, até porque nesse caso a democracia poderia ser exercida por meio de pesquisas de opinião. 

Além disso, são de conhecimento público os diversos equívocos dos institutos de pesquisa no primeiro turno –embora o Datafolha tenha indicado com clareza qual poderia ser o resultado da eleição presidencial. 

O fato é que desta vez há uma convergência maior nos resultados dos principais institutos de pesquisa. Se todos estiverem errados na identificação de tendências, será realmente um convite para que refaçam integralmente suas metodologias. 

Outro dado relevante: pesquisas não fazem previsão de resultados, mas apenas apontam tendências no momento em que a sondagem é realizada. 

Sobre a queda dos indecisos, mais alguns dados: 

•Há 3% dos eleitores homens indecisos contra 6% de indecisas mulheres. Ou seja, quem quiser conquistar novos apoios deve se dedicar um pouco mais ao sexo feminino.
•Na divisão de faixas etárias, os que estão mais indecisos são os de 60 anos ou mais (7%).
•Nas regiões geográficas diversas, grande equilíbrio: variam de 4% a 5% os indecisos em todos os grupos.
•Entre os eleitores de Marina Silva (PV) no primeiro turno (ela teve cerca de 20 milhões de votos) há ainda 8% de indecisos. Ou seja, grande oportunidade para Serra e Dilma tentarem aumentar suas intenções de voto. 

Tudo somado, assim mostram as pesquisas, Dilma segue como favorita para a eleição de domingo.
 

Deixe o seu comentário

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com