Maio 25, 2011

Ótima sugestão de livro feita pelo meu querido amigo, e colega de profissão e fé, Bhaskar, que conhecí na Índia. Confiram:

O livro "Deixe a Vida Fluir", de Ramesh Balsekar, oficialmente traduzido ao português pela primeira vez. e lançado ano passado (editora Theba Book) no Brasil, é fruto da dedicação de buscadores espirituais que beberam da presença e da fala deste mestre que recebia caminhantes em sua casa em  Mumbai (Bombaim). Balsekar deixou o corpo em 2009, aos 92 anos.
Deixou cerca de 25 livros, deixou impactante luz sobre as questões  do ego e do livre arbítrio no contexto da investigação “quem sou Eu?” e influenciou a trajetória espiritual de muita gente.

Discípulo de Nisargadatta Maharaj (I Am That), Balsekar desenvolveu sua própria visão da não-dualidade (Advaita) e passou a “ensinar”. Iluminado, seguiu sua carreira profissional até aposentar-se aos 60 anos, tendo sido presidente do Banco da Índia.
Esta primeira tradução ao português é um presente para os buscadores brasileiros. Deixe a Vida Fluir é um pequeno livro de 110 páginas, mas contém a síntese do ensinamento de Balsekar: “ …uma visão que liberta a mente humana de sua identificação constritiva, com o ego abstrato como ´o fazedor’. As coisas acontecem e não deveria haver nenhuma dificuldade em compreender isso, porque sabemos como mover nossas mãos, como tomar uma decisão ou como respirar, mesmo que dificilmente possamos começar a explicar com palavras como fazemos. Nós sabemos como fazê-lo simplesmente porque o fazemos; porque acontece. A percepção de que a vida simplesmente acontece é uma extensão deste tipo de conhecimento que nos dá uma visão de nós mesmos bem diferente daquela a que estamos convencionalmente acostumados…”

Artigo de Bhaskar publicado originalmente no site Bemzen

Sobre o autor Bhaskar

Instrutor da Oneness University (Índia), consultor na área da comunicação para a transformação social e jornalista dedicado aos Direitos Humanos, Bhaskar é discípulo de Osho desde 1982. Viveu na comunidade de Rajneeshpuram em 84 e 85, onde entrevistou Osho em três oportunidades: duas vezes para o Correio Braziliense e uma vez para a Folha de S. Paulo. Osho lhe deu o nome Swami Devam Bhaskar (do sânscrito Divino Deus Sol) Em 2005 conheceu os avatares Sri Amma e Sri Bhagavan, fundadores da Oneness (Universidade da Unidade) e em 2009 passou a ministar workshops de crescimento espiritual, incluindo iniciação dos participantes como Doadores de Diksha (a Benção da Unidade). Como jornalista – normalmente assina como Geraldinho Vieira – é vice presidente da ong ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância e escreve aos domingos para o Blog do Noblat sobre temas relacionados à agenda dos direitos humanos. Ainda sobre temas de espiritualidade, escreveu também para a revista Época Negócios e para o Guia Lotus e Jornal de Brasília. Bhaskar vive na Chapada dos Veadeiros (Goiás), casado com a fotógrafa Mila Petrillo (Ma Anand Niranjana).  

.
Como encontrar o livro
Deixe a Vida Fluir não está nas livrarias. Chegou a mim através de amigas. No livro consta o e-mail de entidade que apoiou a publicação, o ICDEP – Institituto de Cultura para o Desenvolvimento e Educação Permanente (Fone 11 – 5549-0642 / E-mail cdepsp@icdep.org.br).

 

Deixe o seu comentário